Apresentação

O Católica Research Centre for the Future of Law - Centro de Estudos e Investigação em Direito é uma unidade de investigação jurídica de vocação generalista da Faculdade de Direito da Universidade Católica criada em Novembro de 2012.

A sua missão é promover uma alteração do modelo tradicional da investigação jurídica em Portugal. Pela positiva, o Católica Research Centre for the Future of Law pretende que a Católica também se distinga, no universo das faculdades de direito portuguesas, pelo modo como pensa e desenvolve a investigação jurídica. A aposta é numa investigação em equipa, interdisciplinar e com dimensão internacional.

Assim, em vez de um trabalho individual e isolado, prefere-se o desenvolvimento de projetos que impliquem a coordenação dos esforços de investigadores com áreas de interesse e de especialidade diversas e que se integrem em redes de investigação. A investigação interdisciplinar, assente no cruzamento do direito com outras disciplinas, alarga o horizonte crítico e criativo do jurista. A investigação internacional alarga o âmbito do diálogo científico, libertando o investigador do ónus de escrever para uma audiência muito restrita e sujeitando o seu trabalho a um amplo e exigente escrutínio pelos seus pares estrangeiros no quadro de um verdadeiro diálogo científico transnacional.

Na mesma linha, além da investigação pura e da investigação aplicada, a Católica, através do Centro, consciente da dimensão essencialmente prática do direito, pretende constituir uma plataforma que permita a realização de estudos jurídicos aplicados.

O Católica Research Centre for the Future of Law tem uma vocação abrangente, pretendendo integrar não apenas docentes e doutorandos das Escolas de Lisboa e do Porto da Faculdade de Direito e da Global School of Law, mas também docentes e investigadores externos de qualidade inquestionável e que pretendam participar em projetos em rede ou cuja produção científica esteja de acordo com o espírito que enforma a criação do Centro. Trata-se, pois, de uma casa comum para académicos na área do direito que desenvolvem uma investigação inovadora e prospectiva.

O projeto agora lançado tem um longo caminho pela frente. Em qualquer caso, da mesma forma que a Faculdade de Direito da UCP foi pioneira no modo como aproveitou a oportunidade oferecida pelo Processo de Bolonha para reformar profundamente o plano curricular, o Católica Research Centre for the Future of Law pretende, num domínio ainda muito marcado pelo paradigma clássico de investigação, contribuir para uma renovação da investigação jurídica realizada em Portugal.